Lijiang - China

Lijiang está localizada em um região montanhosa, à 2400m de altitude, no noroeste da província de Yunnan. A principal atração da cidade é o espetacular centro antigo, com ruas estreitas de pavimento de pedra e canais de água, em meio às construções de arquitetura tradicional. O lugar parece uma cidade cenográfica, onde tudo está impecavelmente no lugar certo e tudo se harmoniza perfeitamente. Inclusive as pessoas que vivem ali parecem ser tão pacíficas como o centro antigo. Estar em Lijiang é quase como poder voltar no tempo e imaginar como era a China antigamente. Porém, obviamente, o lugar tornou-se bastante turístico, frequentado também por estrangeiros, mas principalmente por turistas chineses.

Chegamos em Lijiang no dia 17/11/2010, vindos de ônibus desde Shangri-La. Caminhamos da rodoviária até o centro antigo, onde nos hospedamos em um guesthouse. Assim, passamos alguns dias passeando e curtindo esta linda cidade.


O centro antigo de Lijiang


Uma montanha nevada ao fundo




O centro antigo de Lijiang é recortado por um grande sistema de canais, que originalmente fazia o suprimento de água potável da cidade.


Mulher de etnia minoritária, com um enorme turbante.

Essa menina participava de um ensaio fotográfico e estava vestida com roupa tradicional chinesa.




Comida de rua




Lijiang de noite


O centro antigo é um verdadeiro labirinto de ruas estreitas, onde é um prazer se perder por horas, caminhando em meio às construções de arquitetura tradicional.


Abobrinha e broto de feijão refogados à moda chinesa e arroz, acompanhados com chá verde.


Especiarias no mercado antigo


No mercado antigo


Lavando roupas em tanques de água no centro antigo.


Senhora fazendo tricô


Moças vestindo trajes de etnia minoritária em uma loja de artesanato local.




Orquídeas


A principal etnia que habita a região de Lijiang se chama Naxi. À mais de 1000 anos atrás, eles criaram um sistema de escrita através de pictógrafos, que é atualmente a única língua de hieroglifos ainda em uso no mundo.


Lijiang está na província de Yunnan


No dia 20/11 pegamos um ônibus urbano do centro antigo até a rodoviária de Lijiang, onde pegamos o próximo ônibus que estava saindo rumo à Dali.


DICAS:
- Há diversas opções de hotéis e guesthouses em Lijiang, para todos os estilos, gostos e faixas de valor. Nós ficamos ao lado do centro antigo, onde encontramos um guesthouse chamado Dragon em que o quarto duplo com banheiro dentro e internet wi-fi custava 50 yuan.
- O ônibus de Shangri-La para Lijiang custa 52 yuan e sai diversos horários ao longo do dia. São 3h30min de viagem.
- O ônibus de Lijiang para Dali custa 69 yuan e sai diversos horários ao longo do dia. São 4 horas de viagem. Na verdade o ônibus segue até a cidade de Xiaguan e não chega a entrar propriamente em Dali. Mas ele pára na estrada, em frente da entrada de Dali, de onde pode-se chegar no centro em 20 minutos de caminhada.
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Um comentário:

  1. Boa Tarde! Deise e Roberto,

    Como tem passado?
    Desculpe comentar neste espaço algo que pouco tem haver com o excelente artigo publicado acima, mas procurei por todo o seu site e não localizei seu email. Gostaria de lhe fazer um convite se possível entre em contato comigo por e-mail contato@sairdobrasil.com ou skype: sairdobrasil.com

    Abraços
    Abraços

    ResponderExcluir