Dali - China

A cidade de Dali está localizada à 2000 metros de altitude, na província de Yunnan, entre as montanhas Cangshan, a oeste, e o lago Erhai, a leste. Originalmente o lugar foi povoado pelas etnias Bai e Yi. Atualmente é uma cidade bastante frequentada por turistas, que vêm passear em seu bonito centro antigo.

Chegamos em Dali no dia 20/11/2010, vindos de ônibus de Lijiang. O ônibus nos deixou na beira da estrada, que passa ao lado da cidade. Caminhamos por uns 15 minutos até encontrar um pequeno hotel próximo ao centro antigo, onde nos hospedamos. Passeamos por Dali durante a tarde deste dia e também ao longo do dia seguinte.


O centro histórico de Dali e um dos portões conservados da antiga muralha.


O centro antigo de Dali




As Três Pagodas (“Three Pagodas”) que compôem o Templo Chong Sheng.


Caminhando nas ruas tranquilas de Dali


Senhoras descansando em um banco no centro da cidade.


Roupas típicas das etnias minoritárias da região.


Várias pessoas vestidas com roupas típicas de etnias minoritárias ficam pelo centro tirando fotos junto com os turistas.










É comum os restaurantes deixarem os vegetais à mostra para o lado de fora. É uma boa opção para nós que não falamos chinês, pois basta apontar os vegetais e legumes que queremos que eles cozinhem.


Vendedora de comida de rua. Dentre os pratos exóticos estão os espetinhos de grilos e de lagartas.


No dia 22/11/2010 deixamos a cidade de manhã cedo. Pegamos um ônibus local até Xiaguan, de onde saem os ônibus que vão à Kunming. Assim, seguimos em uma longa viagem rumo ao Laos.


Dali está na província de Yunnan


DICAS:
- Há diversas opções de hotéis e guesthouses em Dali, para todos os estilos, gostos e faixas de valor. Nós ficamos bem próximos do centro antigo, onde encontramos um guesthouse em que o quarto duplo com banheiro compartilhado e internet wi-fi custava 40 yuan.
- O ônibus de Lijiang para Dali custa 69 yuan e sai diversos horários ao longo do dia. São 4 horas de viagem. Na verdade o ônibus segue até a cidade de Xiaguan e não chega a entrar propriamente em Dali. Mas ele pára na estrada, em frente da entrada de Dali, de onde pode-se chegar no centro em 20 minutos de caminhada.
- É fácil ir de ônibus local do centro antigo de Dali até Xiaguan (o trajeto leva cerca de meia hora). Da rodoviária de Xiaguan saem diversos ônibus que vão para Kunming (custa 136 yuan e leva umas 4 horas).
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário