Tagong - China

O pequeno e belo vilarejo de Tagong está situado à 3750m de altitude, em uma paisagem rodeada de montanhas. Embora Tagong não esteja oficialmente no Tibet, pode-se sentir como se estivesse: A cultura local é tibetana.

Chegamos em Tagong na manhã de 10/11/2010, vindos de Kangding. Nos hospedamos em um guesthouse e já saímos para passear e conhecer o local. O dia estava lindo, com sol, porém bastante frio, com temperaturas em torno de zero graus durante o dia e abaixo de zero de noite. Andamos pelo vilarejo e fomos ver alguns templos e monastérios ao redor. Tudo muito bonito. Caminhamos bastante e tiramos muitas fotografias.


Tagong


Este lindo monastério budista está cerca de 1km à sudoeste da cidade.


Monges


Nós e os monges. Como sempre, os monges são muito simpáticos e adoram tentar se comunicar, mesmo que eles não saibam nenhuma palavra de inglês e nós não entendamos nada do que eles dizem.


O monastério


Detalhe de portas e janela no monastério.


Yaks pastando, com o imponente Haizi Shan (5833m) ao fundo. Esta montanha está a cerca de 20km de distância de Tagong. Sua primeira ascensão foi realizada somente em outubro de 2006.


Yak, o boi tibetano, adaptado às condições de frio e altitude.


Muya Golden Tower, está cerca de 1km à nordeste da cidade. Esta bela montanha que se pode ver ao fundo tem aproximadamente 5300m e está na cadeia do Haizi Shan.




Menina brincando na frente da Muya Golden Tower.


No centro do vilarejo encontra-se o complexo do Templo Tagong.


Detalhe das janelas em estilo tibetano.


Tagong Temple


Senhores passando em frente do Templo Tagong, com seus japamalas (colar de orações). Um deles leva na mão também uma roda de orações.


Stupas budistas ao lado do Templo Tagong.


As pessoas costumam caminhar ao redor do templo, no sentido horário, girando as grandes rodas de orações.




Nas rodas de orações ao redor do Templo Tagong.


Tagong Temple


Stupa e bandeirinhas budistas. Nesta foto aparece também duas senhoras, que estão fazendo suas orações enquanto dão voltas no sentido horário ao redor da stupa.




A rua principal de Tagong, com suas casas de estilo tibetano.


Comércio


Senhora fazendo compras na rua


Duas mulheres fazendo compras na rua. Uma delas está com um japamala (colar de orações) na mão. É comum as pessoas levarem os japamalas ao longo do dia todo durante suas atividades rotineiras.


Senhora com uma roda de orações na mão.




Sentados na calçada.


As casas de Tagong são de estilo tibetano, geralmente construídas de pedra e madeira.


Detalhe de uma janela


Detalhe de outra janela. Esta parede está cheia de cocôs de yak, que estão secando ao sol, para depois serem usados como combustível para os fogões e aquecedores.


Geralmente o povo desta região é bastante tímido, não gosta de ser fotografado e costuma abaixar a cabeça quando vê uma câmera.


Mas há algumas exceções. Estávamos sentados na frente do Templo Tagong e esta senhora simpática começou a tentar se comunicar com nós. Não entendíamos nenhuma palavra, mas aproveitei para tirar esta foto.


Passando em frente de um muro vermelho.


Fazendo compras na rua.




Tagong

No dia seguinte (11/11) deixamos Tagong de manhã cedo e seguimos viagem rumo ao nosso próximo destino, a cidade de Litang.


DICAS:
- Em Tagong há diversas opções de acomodação básica. Nos hospedamos no Jya Drolma and Gayla’s Guesthouse, que custa 25 yuan por pessoa. O banheiro é coletivo, mas é limpo. Este guesthouse é uma casa em estilo tradicional tibetano, de pedra e com revestimento interno de madeira todo pintado com motivos budistas.
- O micro-ônibus de Kangding para Tagong custa 40 yuan e são 2h30min de viagem.
- Para ir de Tagong para Litang, deve-se primeiramente pegar um transporte até Xinduqiaozhen (eles pronunciam algo parecido com “Sindutchau”). O mesmo micro-ônibus que vai para Kangding passa por Xinduqiaozhen. O trecho de Tagong para Xinduqiaozhen custa 15 yuan e leva 45 minutos. Em Xinduqiaozhen há vans compartilhadas que vão até Litang. As vans só saem quando estão cheias e o preço deve ser negociado. Prepare-se com uma boa dose de paciência se não quiser pagar caro, pois os motoristas costumam enxergar os turistas estrangeiros como uma mina de ouro. Após longa negociação, nós pagamos 75 yuan para o trajeto de Xinduqiaozhen à Litang. A viagem levou em torno de 7 horas (pois ficamos umas 2 horas parados para almoço em uma cidade no meio do caminho).
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário