Litang - China

Litang é uma pequena cidade de cerca de 50 mil habitantes, na maioria de origem étnica tibetana, que está localizada nas montanhas, à 4015 metros de altitude, próxima da fronteira com o Tibet. Várias figuras importantes do budismo nasceram aí, entre elas o 7º e o 10º Dalai Lama.

Chegamos em Litang no início da noite de 11/11/2010, depois de um longo dia de viagem desde Tagong. Nos hospedamos em um guesthouse, jantamos e fomos dormir. Fazia bastante frio.

No dia seguinte (12/11) saímos para caminhar pela cidade e fomos até o monastério. Estava bastante ensolarado durante a manhã, mas começou a nublar por volta do meio dia e até neviscar um pouco.

Stupa e uma ‘mani wall’ (parede com placas com orações budistas), próximo da entrada do monastério.

Um senhor e um pequeno monge caminhando ao redor da ‘mani wall’.

O monastério de Litang foi construído em 1580, pelo 3º Dalai Lama.

Um monge dentro do templo no monastério, com uma roda de orações.

O monastério e montanhas nevadas ao fundo.

Detalhe do marco da porta de entrada do templo, em madeira entalhada e pintada com figuras budistas.

Monastério de Litang

Um pequeno monge. Muitas famílias enviam os filhos ao monastério para, desde criança, estudarem budismo e se tornarem monges.

A cidade de Litang está em um planalto, à 4015m de altitude.

Casas no estilo tibetano.

Senhor com roda de orações.

Senhora com vestido típico tibetano e uma roda de orações. O avental colorido indica que ela é casada.

Menina

Detalhe de adereço típico tibetano usado no cabelo, com tranças geralmente vermelhas e peças em prata e pedras.

Senhor com típico chapéu de pele para se proteger do frio rigoroso das montanhas.

Menina. Praticamente todas as crianças desta região têm as bochechas vermelhas queimadas pelo frio e sol.

Mulheres com vestimenta típica tibetana e rodas de orações.

Falando no celular.

Que figuras!

Litang está na província de Sichuan

No início da tarde de 13/11 deixamos Litang e seguimos de ônibus rumo à Xiangcheng.

DICAS:
- Em Litang há diversas opções de acomodação básica. Nos hospedamos no Peace Guesthouse, que custa 30 yuan por pessoa. O banheiro é coletivo.
- Para ir de Tagong para Litang, deve-se primeiramente pegar um transporte até Xinduqiaozhen (eles pronunciam algo parecido com “Sindutchau”). O mesmo micro-ônibus que vai para Kangding passa por Xinduqiaozhen. O trecho de Tagong para Xinduqiaozhen custa 15 yuan e leva 45 minutos. Em Xinduqiaozhen há vans compartilhadas que vão até Litang. As vans só saem quando estão cheias e o preço deve ser negociado. Prepare-se com uma boa dose de paciência se não quiser pagar caro, pois os motoristas costumam enxergar os turistas estrangeiros como uma mina de ouro. Após longa negociação, nós pagamos 75 yuan para o trajeto de Xinduqiaozhen à Litang. A viagem levou em torno de 7 horas (pois ficamos umas 2 horas parados para almoço em uma cidade no meio do caminho).
- Também há ônibus direto de Kangding para Litang.
- O ônibus de Litang para Xiangcheng custa 64 yuan e sai às 14:00 do terminal de ônibus. São 5 horas de viagem. Este ônibus vem de Kangding e é bastante concorrido, pois muitas vezes já pode estar cheio quando passa por Litang. É possível também ir para Xiangcheng de van, mas custa mais caro.
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.