Shangri-La (Zhongdian) - China

Shangri-La está localizada à 3300m de altitude, no noroeste da província de Yunnan, relativamente próximo da fronteira com o Tibet. Até 2001 esta cidade chamava-se Zhongdian. Porém, foi renomeada para Shangri-La, com o objetivo de promover o turismo na região, fazendo alusão à terra fictícia de Shangri-La do livro Lost Horizon, de 1933, escrito por James Hilton.

Atualmente Shangri-La é bastante visitada por turistas chineses e também estrangeiros. A cidade conta com uma boa infra-estrutura para o turismo convencional, com vários hotéis, restaurantes, lojas, etc. E por um lado, isso tudo faz com que o lugar tenha perdido um pouco do seu carater original. Mas ainda assim, vale a pena conhecer. O centro antigo é muito bonito e está bem conservado, com diversas casas no estilo tradicional.

Nós chegamos em Shangri-La no dia 15/11/2010, vindos de ônibus de Xiangcheng. Da rodoviária, fomos caminhando até o centro antigo da cidade, que na verdade estava um pouco mais longe do que esperávamos. Levamos quase 1 hora andando. Chegando no centro antigo, nos hospedamos em um guesthouse, onde passamos duas noites. Apesar do frio, pudemos passear e conhecer um pouco desda cidade agradável.

O centro antigo de Shangri-La

Este monastério está no topo de um morro, logo ao sul do centro antigo. Nele há uma enorme roda de orações.

Girando a gigantesca roda de orações do monastério.

Um templo

Mulheres com roupas típicas nas ruas de Shangri-La.

Stupa

Porta

Loja de ingredientes exóticos, cogumelos, raízes, etc.

Figura exótica

Outra figura exótica... (Será que é de tanto comer os tais “ingredientes exóticos”?)

Mulher de etnia minoritária, na rodoviária de Shagri-La

Nosso trajeto de Chengdu até Shangri-La, passando pelas montanhas próximo à fronteira com o Tibet.

No dia 17/11 de manhã cedo pegamos um ônibus urbano até a rodoviária de Shangri-La, onde pegamos o próximo ônibus que estava saindo rumo à Lijiang.

DICAS:
- Há diversas opções de hotéis e guesthouses em Shangri-La, para todos os estilos, gostos e faixas de valor. Nós ficamos no centro antigo, onde encontramos um guesthouse em que o quarto duplo com banheiro dentro custa 50 yuan.
- O ônibus urbano nº 1 é uma fácil e barata opção (custa 1 yuan) de transporte entre o centro antigo e o terminal de ônibus (rodoviária) de Shangri-La.
- O ônibus de Xiangcheng para Shangri-La custa 83 yuan e sai às 6:00 do terminal de ônibus. São 7 horas de viagem. Este ônibus é bastante concorrido e é comum não haver passagem para comprar na hora. Geralmente é preciso comprar a passagem no dia anterior. A venda das passagens se inicia às 14:00, mas vinte minutos antes já tem bastante gente esperando na frente do guichê.
- O ônibus de Shangri-La para Lijiang custa 52 yuan e sai diversos horários ao longo do dia. São 3h30min de viagem.
- Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.