Xian - China

Xian é uma movimentada cidade de mais de 3 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi. A cidade tem mais de 3000 anos de história e foi capital da China ao longo de várias dinastias da antiguidade.

Chegamos em Xian na madrugada do dia 05/11/2010, depois de uma viagem de trem de 20 horas desde Chengdu. Ainda estava escuro quando chegamos. Assim, esperamos o dia clarear, tomando um café em uma lanchonete em frente da estação de trem. E quando amanheceu, partimos para procurar um hotel. Uma vez instalados, saímos então para passear e aproveitar o dia.

Nosso principal objetivo estava em conhecer o famoso Exército de Terracota, um dos mais ricos monumentos arqueológicos da China. O Exército de Terracota é uma coleção mais de 8000 guerreiros, cavalos e charretes, feitos de argila em tamanho natural, de mais de 2000 anos de idade. É um verdadeiro tesouro, que foi encontrado somente em 1974, nas proximidades de Xian, ao lado do mausoléo do imperador Qin Shihuang.

Acredita-se que o imperador Qin, em 246 a.C, mandou iniciar a construção do seu próprio mausoléo, onde cerca de 700.000 artesões trabalharam durante 38 anos na sua construção.


Os soldados foram feitos em tamanho natural. Nenhuma estátua é igual a outra. A fisionomia e o tamanho variam, assim como a indumentária e o penteado, que são de acordo com a patente do militar. Cada figura portava armas reais como lanças, espadas ou arcos. Dizem que as faces eram inspiradas nos trabalhadores e artesões que ali trabalharam. Algumas peças ainda apresentam pequenos traços de pintura.


A diversidade das peças retrata um realismo impressionante e a quantidade e qualidade das figuras demonstram o poder do imperador que ordenou sua construção.


As figuras foram colocadas em posição militar, de acordo com sua patente e posto.




Esta foto mostra peças do exército que estão sendo restauradas.
As escavações arqueológicas dos soldados de terracota ainda não terminaram e imagina-se que levará ainda muitos anos. As peças são muito frágeis devido ao material utilizado e estão em estado ruim de preservação.
Após a morte do imperador Qin, o local foi saqueado e incendiado na revolta liderada pelo general Xiang Yu. Com o incêndio o teto de madeira caiu sobre as peças, causando muitos danos às figuras.


Os soldados de terracota foram encontrados em três diferentes trincheiras. Esta da foto é da maior delas, onde foram encontradas 6000 figuras de soldados, cavalos e carruagens.




Pátio que dá acesso ao Exército de Terracota e ao museu que guarda diversas peças encontradas no local.


No dia seguinte (06/11), aproveitamos a manhã para caminhar um pouco e conhecer o centro da cidade de Xian.


A grande muralha que envolve a cidade antiga de Xian tem cerca de 14km de extensão, possui 12 metros de altura e sua largura varia de 15 a 18 metros. Foi construída no século XIV, durante o reinado da dinastia Ming.


Parque Geming

Construção em estilo chinês no Parque Geming.


Nesta foto, senhores dançando no Parque Geming.
Na China existe muito estímulo para prática de atividades físicas ao ar livre. Os parques costumam ser repletos de pessoas fazendo atividades como dança, tai chi chuan, badminton, etc. Geralmente essas atividades são mais frequentadas por grupos de terceira idade, mas jovens e adultos também participam bastante.


Aula de dança no Parque Geming.


Senhor simpático passeando com sua netinha no parque.


O bom é descontrair...


Senhora se exercitando


Menina de patinete


Senhor nas ruas de Xian


No dia 06/11, após este passeio matinal pelo centro de Xian, pegamos o trem às 13:20. Foram 16 horas de viagem de volta para Chengdu, onde chegamos no dia seguinte de manhã cedo.


Xian a capital da província de Shaanxi

DICA:
- O Exército de Terracota está próximo da cidade de Xian. A maneira mais barata de ir é pegar o ônibus que sai ao lado da estação de trem e custa 7 yuan. A entrada para conhecer o complexo onde está o Exército de Terracota custa 110 yuan. É caro, mas vale a pena.
Obs.: Um dólar vale aproximadamente 6,67 yuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário