Comidas do Laos

A culinária do Laos recebeu muita influência de seus países vizinhos como Camboja, Vietnã, Tailândia e China, além de outras influências como Japão, Coréia e países ocidentais. Por isso, é um excelente lugar para apreciar a diversidade.

Fried Suki é uma variação de um prato japonês chamado Sukiyak, que também é muito apreciado na Tailândia. Neste caso, o Fried Suki (suki frito) era com frutos do mar, molho picante, macarrão muito fininho e transparente, vegetais e cogumelos. Foi servido em um prato de ferro, uma espécie de chapa, ainda borbulhando.


Fresh Spring Roll (rolinho primavera fresco), um prato típico no Vietnã (gỏi cuốn). É feito com papel de arroz (uma massa fininha) e é recheado com alface, broto de feijão, hortelã, etc.
É servido com um delicioso molho adocicado de amendoim e levemente apimentado.


Sopa vietnamita “Pho”, uma sopinha levemente adocicada com macarrão de arroz, broto de feijão, alface, hortelã e amendoim. Geralmente é servida com carne, mas sempre pedimos a opção vegetariana.


“Green Shrimp Curry”, camarão em um molho que leva leite de coco, pasta de curry amarelo, capim limão, vegetais e diversas especiarias. Muito comum no Camboja e na Tailândia.


“Red Fish Curry”, peixe em um molho que leva leite de coco, pasta de curry vermelho, capim limão, vegetais e diversas especiarias. Também muito comum no Camboja e na Tailândia.


Em Luang Prabang fomos conhecer o “Tamarind Restaurant”, famoso por seus deliciosos petiscos e pratos típicos. Experimentamos um mix de pastinhas deliciosas acompanhado com arroz grudento (típico no sudeste asiático) e Khai Pene (petisco de plantas aquáticas desidratadas com gergelim). As pastinhas são: Jeow Bong (pasta doce de pimenta, tradicional de Luang Prabang), Jeow Mak Len (pasta de tomate), Jeow Mak Keua (pasta de berinjela defumada) e Jeow Pak Hom (pasta levemente picante com coentro e alho).
Acompanhado com o refrescante Suco de Jujube (Nam Mak Tan): É uma bebida a base de ameixa (jujube) com leite de coco.


Em Luang Prabang também experimentamos esses pequenos grãos, cuja a casca é uma bolinha. Pelo o que pudemos entender, o nome deste tão apreciado petisco é Mak Dnal, ou algo parecido. É muito comum ver pessoas vendendo os cachos desses grãos nas ruas e famílias inteiras sentadas em frente suas casas comendo as tais bolinhas. Eles têm o sabor diferente de tudo que já experimentamos, talvez se aproxime um pouco do gosto do milho, porém um pouco mais amargo.


Vegetais com tofu e molho de ostra, acompanhado com arroz grudento (arroz típico do sudeste asiático), em Luang Nam Tha.


Chá de gengibre com mel


Todos esses pratos ficam muito bem acompanhados com uma Beer Lao, a cerveja mais popular do Laos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário