Incredible India (Parte 8) - Cocô de Vaca

Nas cidades pequenas e nas zonas rurais é bastante comum encontrar pessoas catando cocô de vaca no chão e levando para suas casas. Eles colocam os cocôs para secar nos quintais e, muitas vezes também, grudam nas paredes das casas. Após secos, os cocôs são utilizados como lenha, para alimentar os fornos de barro.
A primeira vez que vimos a cena, em que uma senhora de idade estava pegando uma enorme merda-fresca com as mãos, ficamos chocados. Somente depois fomos descobrir para que eles usam os cocôs, e que isso é bastante comum pela India.


O cocô de vaca é colocado para secar no sol, antes de ser usado como combustível.


Cocôs de vaca grudados na parede de uma casa, para secar.


Cocôs de vaca secos, no quintal de uma casa.


Mulher carregando um monte de cocô de vaca.


Além de combustível, o cocô de vaca também é usado para rituais hinduístas. Quando estávamos em Khajuraho, estava ocorrendo o festival de Holi, e num dos dias as pessoas colocaram cocôs de vaca em frente de suas casas. Eram pequenas esculturas de cocô, com um significado religioso.

6 comentários:

  1. sou giovanna e concordo com voce Soanen Aguiar

    ResponderExcluir
  2. desculpa eu nao sabia que dava pra colocar o nome

    ResponderExcluir
  3. eu quase fumitei quando vi essas imagens

    ResponderExcluir
  4. Eu vi muito essas cenas quando passei de trem por diversas regiões indianas =D

    ResponderExcluir
  5. Eles são sábios e vivem conforme o que precisam. Ou vocês acham que eles tem condições de comprar carvão, ficar cortando lenha etc. Eu já estive na India e em muitos lugares a situação é muuuuuuito precária. Ainda bem que eles sabem aproveitar tudo. Até pratos com folhas eles fazem. Enfim... Eu amei visitar o país.

    ResponderExcluir