Rishikesh - India

Conhecida como “capital mundial do yoga”, Rishikesh é uma cidade de 80 mil habitantes, situada no estado de Uttarakhand e cortada pelo sagrado Ganga (Rio Ganges). Está à somente 350 metros de altitude, na base do Himalaia, a partir de onde começam a se erguer as montanhas que formarão mais adiante a cordilheira mais alta do mundo. Aqui o Ganga desce ainda com velocidade, vindo das montanhas, chegando a formar algumas corredeiras.
A dita capital do yoga realmente é uma cidade cheia de ashrams, templos e pessoas buscando o caminho da espiritualidade. Porém, ao mesmo tempo, também é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade indiana (o que torna um desafio extra, até mesmo para os yogis mais aplicados, tentar atingir o samadhi...).

Na manhã de 20/03/2010 chegamos em Haridwar, depois de passar a noite viajando de ônibus, desde Pushkar. Em Haridwar estava acontecendo a Kumbh Mela, a maior celebração hinduísta e também a maior congregação religiosa do mundo, a qual atrai algumas dezenas de milhões de peregrinos.
Chegando em Haridwar pegamos um rickshaw para Rishikesh, que está uns 15km mais acima. Caminhamos ainda uns 5km do centro de Rishikesh até o pequeno bairro High Bank, onde encontramos uma pousada tranquila para ficar, em que passamos 11 dias.


Rishikesh e o Rio Ganga (Ganges)





Lakshman Jhula é uma das duas pontes suspensas que cruzam o Rio Ganga (Ganges) em Rishikesh.


Nas margens do Ganga há diversas praias onde é possível banhar-se. Suas águas aqui, recém vindas dos Himalaias, ainda são razoavelmente limpas.


Numa das praias do Rio Ganga, junto com nosso amigo Vicente (um brasileiro, que conhecemos em Hampi, depois nos reencontramos ao acaso em Mamallapuram e agora novamente em Rishikesh).


Pôr-do-sol na margem do Ganga





Vista do nosso quarto


Senhoras


E Senhores


No dia 25/03 fomos ao acaso numa exposição de fotos, dentro de um orfanato, em que o dinheiro arrecadado com a venda das fotos seria doado para o próprio orfanato. Uma idéia bacana e também fotos interessantes...


Após chegar nesta exposição começamos a perceber, para nossa enorme surpresa, que grande parte das pessoas que estavam lá falavam português. Eram principalmente brasileiros, mas também haviam pessoas de outros países que sabiam falar português. Então descobrimos que as pessoas que haviam organizado a exposição eram discípulos de um guru brasileiro, chamado Prem Baba.
Então, nos dias seguintes, fomos conhecer e participar dos satsangas do Prem Baba.


Prem Baba, um guru brasileiro, durante um de seus satsangas diários. Todos os anos, ele vem passar em torno de 4 meses em Rishikesh, acompanhado por centenas de discípulos, tanto brasileiros como também de outras nacionalidades. Nos satsangas as pessoas cantam mantras e o Prem Baba discursa sobre temas diversos, relacionados à busca do auto-conhecimento e o caminho da espiritualidade.


No dia 31/03 deixamos Rishikesh. Descemos de ônibus até Haridwar, onde, após algumas horas de espera, conseguimos finalmente pegar um ônibus para Dharamsala, nosso próximo destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário