Incredible India (Parte 9) - Trânsito

O trânsito na India é um caos! Isto é válido para as estradas, para as grandes cidades e também para as pequenas cidades. As regras de trânsido não são seguidas. Vale contramão, vale cruzamento proíbido, vale ultrapassar pelo acostamento, subir na calçada, xingar o guarda, passar no sinal vermelho (apesar de que dá para contar nos dedos os semáforos que encontramos pela India...), enfim, vale tudo o que der na telha do motorista.
E, talvez para tentar por alguma ordem nisso tudo, ou para tentar ao menos entender o que passa na cabeça dos outros motoristas, existe uma única regra de trânsito: Buzine. Esta é a única regra de trânsito plenamente adotada e seguida por todos na India. Na traseira dos caminhões, por exemplo, sempre vem escrito: “Horn Please” (buzina por favor). Todos buzinam, deste o caminhão até a bicicleta. As buzinas variam de timbre e intensidade: Podem ser eletrônicas, cornetas, sininhos ou até mesmo sirenes de navio. Quanto mais decibéis ela alcançar, melhor.
A frequência de buzinadas que um motorista dá é no mínimo o dobro da frequência de troca de marchas. Portanto, o método é este: Uma mão na direção e a outra na buzina. E, quando precisar trocar de marcha, é claro, mantenha a mão na buzina, tire a mão que está na direção e troque a marcha.


Uma caminhonete de um vendedor de gelo, com as palavras “Horn Please” escritas na traseira.


A traseira de um caminhão: “Blow Horn”

Nenhum comentário:

Postar um comentário