Agra - India

Agra, com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade da India. Está localizada no estado de Uttar Pradesh.
Não seria nenhum motivo para visita se não fosse o Taj Mahal, talvez o mais conhecido monumento da India e certamente também um dos mais conhecidos de todo o mundo. É considerado uma das “grandes maravilhas do mundo”. Foi realizado pelo imperador Shah Jahan como um memorial e mausoleu para sua segunda esposa, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar a luz a seu décimo quarto filho, em 1631. Tamanha foi sua tristeza que, diz a lenda, seu cabelo se tornou grisalho na mesma noite. A construção do Taj Mahal foi iniciada no mesmo ano, embora o prédio principal levou 8 anos para ser finalizado. Em torno de 20 mil pessoas da India e Asia Central trabalharam na construção do Taj Mahal. Especialistas foram trazidos até da Europa para produzir os detalhes em mármore e pedras semi-preciosas. Todo o complexo foi concluído somente em 1653. Pouco tempo depois, em 1658, Shah Jahan foi derrubado por seu filho Aurangzeb e aprisionado no Agra Forte. Assim, pelo resto de seus dias, ele pode contemplar sua obra somente através da janela da prisão. Após sua morte, em 1666, ele foi enterrado no Taj Mahal, ao lado da Mumtaz.

O Agra Fort, outra atração turística de Agra, é um enorme forte cuja construção foi iniciada em 1565. Originalmente tinha uma estrutura militar, porém mais tarde tornou-se também o palácio do imperador.

Chegamos em Agra no dia 03/03/2010, depois de uma longa viagem de ônibus vindos de Khajuraho. No outro dia fomos visitar o Taj Mahal.


Vista do nosso hotel: O portal de entrada e o Taj Mahal ao fundo.


O imponente Taj Mahal, é uma construção simétrica, possuí quatro fachadas idênticas. Em volta do Taj existem quatro minaretes, localizados nas extremidade de uma base quadrada, que eleva o edifício do solo, dando ainda mais monumentalidade à construção.


Vista do Taj Mahal, desde o jardim, e a Mesquita ao fundo à esquerda.


O Taj Mahal foi construído todo em mármore branco e seus detalhes são de pedras semi-preciosas. Existe uma lenda, na qual diz que após a construção do Taj, o imperador mandou cortar as mãos dos artesões, para que eles nunca mais pudessem fazer uma obra com detalhes tão bonitos quanto os do Taj. Felizmente nenhuma evidência histórica comprova esta história.





Vista do Taj Mahal, desde a Mesquita ao lado.


Corredores da Mesquita, construída em arenito vermelho, no lado oeste do Taj.


Uma das torres da Mesquita ao lado do Taj, com vista do Agra Forte ao fundo.


Jawab é um prédio idêntico a Mesquita, que foi construído espelhado, no lado leste do Taj Mahal.


No dia 04/03/2010, de noite, deixamos Agra e fomos de ônibus para Ajmer, onde pegamos um outro ônibus para chegar em nosso destino, Pushkar, no estado do Rajastão.

Um comentário:

  1. The transfer towards of|in course of} authorized on-line gaming within the US began in 2012 when a New York courtroom accepted that on-line poker was a sport of ability. This began a series of occasions that spawned on-line gaming regulations in Nevada. By 2013, we had authorized poker on-line in New Jersey, Nevada, and Delaware. BetRivers casino is a host to plethora 블랙잭 of slots and table games. Its loyalty program helps the brand stand out from the gang.

    ResponderExcluir