Incredible India (Parte 10) - Salve-se quem puder

Com o ônibus ainda em movimento eles lutam para ver quem vai subir primeiro. Saem correndo em direção ao ônibus, se pinduram na porta e entram. O fato de não ter portas nos ônibus também ajuda para que isso aconteça. Os velhinhos e as senhoras sempre ficam pra trás, na hora de subir os mais fortes sempre vencem e a cordialidade dá lugar à disputa pelo assento. Mas isso é tão comum e tão arraigado que ninguém reclama ou percebe, está dentro da normalidade do dia-a-dia.
Nos trens acontece o mesmo, mas com outras peculiaridades. Geralmente os trens possuem classes distintas. Esse tipo de comportamento acontece na segunda classe, onde os assentos não são reservados e os vagões são superlotados. Viajar na segunda classe na India é difícil para quem não aprendeu esta arte desde pequeno. Com o trem ainda em movimento eles lançam pelas janelas suas malas e disputam corpo a corpo quem vai entrar primeiro, em um empurra-empurra de louco. As vezes também eles entram pelas janelas.
Nas filas para comprar bilhetes de trem ou ônibus também manda a lei do mais rápido e mais esperto. Não dá para piscar, pois se você se distrai um centésimo de segundo um indiano já passou na sua frente. E o incrível é que ninguém que está esperando na fila reclama, aceitam o furo e também partem para o ataque furando a fila também. Então, imaginem a situação: trinta indianos e todos tentando serem atendidos primeiro. Sim, é um caos! Mas chega até a ser engraçado também. E quando chamamos a atenção de alguém, para voltar para seu lugar na fila eles se envergonham e começam a puxar conversa: “Hello! What’s your name? Where are you from?”
Embora a grande massa tenha este tipo de atitude é possível também encontrar gente educada e cordial. Mas é raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário