Happy Painting - Camboja (Cambodia)

Stéphane Delaprée é o criador da Happy Painting, um estilo de pintura que busca retratar o cotidiano da vida no Camboja.

O artista nasceu na França, mas, ainda pequeno, se mudou para Quebec com sua família. Foi muito influenciado pela arte Naif e sua pintura mostra traços de primitivismo. Ele não tem nenhuma formação acadêmica. Stef diz que sente uma ligação entre sua obra e a de Henri Rousseau, que também não recebeu qualquer formação artística formal.

Atualmente Stef mora em Phnom Penh, a capital do Camboja, onde possui diversas galerias. É um artista muito apreciado pela corte do Camboja, e seus clientes são diplomatas, ministros, escritores, atores, celebridades e viajantes de todo o mundo. No Camboja está seu “atelier feliz”, onde ele retrata o dia-a-dia alegre do cambojano, com simplicidade, senso de humor e uma profunda exatidão. Eu não posso imaginar uma maneira melhor para retratar este povo e as cenas do seu cotidiano. A pintura Happy (feliz), é tão feliz como demonstra ser o povo do país.

A maioria das pinturas de Stef são feitas em tinta acrílica ou à óleo sobre tela ou papel. Mas sua galeria também vende artigos diversos, como camisetas, postais, canecas e outros souvenirs. Atualmente ele tem trabalhos com UNICEF, desenvolvendo folhetos, logotipos, caricaturas e ilustrações educativas.


Fomos conhecer suas galerias em Phnom Penh e em Siem Reap. Esta da foto está em Phnom Penh.


A moto lotada e o monge. É muito comum ver cenas como esta no Camboja, onde famílias de 4 ou até 5 integrantes dividem a mesma moto.


Cena do cotidiano: Uma moto carregando porcos. Além dos porcos muitas vezes eles carregam dezenas de galinhas.


Carga pesada na bicicleta


Transporte público lotado


Barbeiro na rua, utilizando a árvore para pendurar o espelho.


Para conhecer mais sobre o trabalho de Stéphane Delaprée, visite o seu site: Happy Painting

Nenhum comentário:

Postar um comentário