Siem Reap - Camboja (Cambodia)

No dia 09/09/2010 pegamos um ônibus de Phnom Penh para Siem Reap, no noroeste do Camboja, uma cidade de 160 mil habitantes, que está às margens do rio de mesmo nome. A cidade foi a nossa base para visitar os templos de Angkor. É um lugar muito agradável de ficar. Fomos com a idéia de passar 3 dias e acabamos ficando 8 dias. Siem Reap tem um ar interiorano, mas possui um centrinho repleto de hotéis, restaurantes, cafés, livrarias, mercados de artesanato local e tudo mais que possa satisfazer as vontades do turista.

A comida de Siem Reap também nos cativou bastante. Passamos esses dias saborendo os deliciosos pratos cambojanos com as mais diversas combinações de temperos. Adoramos tudo o que experimentamos e digamos que o capim limão, a folha de lima e o leite de coco são os principais responsáveis pelas nossas melhores lembranças dessa riquíssima culinária.


A área do mercado Psar Chaa é a parte mais antiga da cidade. Prédios antigos da época do protetorado francês e os diversos “tuk-tuk” (uma espécie de taxi, em que uma moto puxa uma pequena carreta onde vão os passageiros).


Senhoras vendedoras


Banca de temperos e chás no Psar Chaa (mercado antigo).


Vendedor de ovos cozidos. Todos os dias ele estava em frente do nosso hotel.


“Por favor alimente nossos peixes famintos com sua pele morta”. Peixes massagistas e que fazem pedicure.


Cinema cambojano


Dia 11/09 pela manhã saímos do hotel e logo em frente fomos abordados por uma simpática menininha de vestidinho verde, que deveria ter uns três anos de idade no máximo. A abordagem dela foi deliciosa, levei um forte e longo abraço, com direito a olhinho fechado e tudo. Ela se foi e voltou outra vez correndo, levei outro longo e forte abraço. Foi o melhor presente de aniversário que alguém poderia ter. Esta foto foi tirada em um outro dia em que tivemos o prazer de reencontrá-la e fomos recebidos com o mesmo caloroso abraço dela e de sua amiga.


Grupo de músicos mutilados por explosões de minas deixadas na época da guerra do Vietnã. Acidentes com minas escondidas ainda são possíveis de acontecer nos dias de hoje.


“Morning glory” refogado com molho de ostra, salada e rolinho primavera, acompanhados com um vinho.


Amok de peixe na folha de bananeira, uma especialidade da culinária Khmer.


Cerveja Angkor


No dia 14/09, fomos assistir um show de música e dança clássica Cambojana, chamada Apsara, no restaurante Temple. Apsara é uma dança caracterizada por movimentos delicados e leves. Nasceu das antigas danças khmeres, desenvolvendo-se ao longo dos séculos nas cortes reais. Surgiu dentro monarquia da cambojana e antigamente só era apresentada para os membros da família real. Apsaras são “dançarinas celestiais”, presentes em diversas culturas asiáticas.






Nesta noite, além da dança Apsara, teve também apresentação de danças folclóricas do Camboja.


A maior lagartixa que já vimos: Ela tinha uns 40cm de comprimento! Essa literalmente era um “jacarezinho de parede” (como dizem nossos amigos catarinenses).


Para ver a postagem sobre os Templos de Angkor clique aqui.

No dia 17/09 de manhã deixamos Siem Reap e pegamos um ônibus de volta para Phnom Penh, a capital cambojana.


Siem Reap, no Camboja


DICAS:
- Ficamos no “Smiley Guesthouse”, que oferece quartos confortáveis com internet grátis. É mantido por uma simpática família. O quarto duplo com banheiro custa apenas 6 doláres.
- O “Happy Special Pizza Restaurant” é uma opção boa e barata. Além das pizzas, oferece diversas deliciosas opções de pratos da culinária Khmer. E a caneca de chopp custa somente 0,50 dólar.
- Várias companhias de ônibus fazem o trajeto entre Phnom Penh e Siem Reap. A passagem custa em torno de 5 dólares e pode ser comprada através de qualquer hotel ou agência de turismo. São 6 horas de viagem e as companhias buscam os passageiros nos hotéis. Ou seja, mais fácil do que isto é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário