Delta do Rio Mekong - Vietnã (Vietnam)

No dia 21/09/2010 fizemos um passeio pela região do delta do Rio Mekong. De manhã fomos de ônibus de Ho Chi Minh (Saigon) até a cidade de My Tho, à uns 70km de distância, na margem do Mekong. De barco, cruzamos o rio até Ben Tre, um pequeno vilarejo em uma ilha. De lá fizemos um passeio de canoa por canais, conhecemos a produção de alguns produtos locais, assistimos uma apresentação de música tradicional e fizemos um passeio de bicicleta. E no final do dia retornamos para Saigon, onde estávamos hospedados.


O Rio Mekong: Próximo de sua foz, ele se divide em várias ramificações, formando um delta. O Mekong nasce no Tibet e, após cruzar vários países, desagua no sul do Vietnã. Este rio tem enorme importância para a vida e sustento de milhares de pessoas.


Canoa em um dos canais, próximo de Ben Tre.


Fizemos um agradável passeio de canoa por estes estreitos canais. O principal meio de transporte da população local é a canoa ou barco. Nas margens dos canais eles plantam palmeiras, coqueiros, bananeiras, arroz, etc.










Trânsito de canoas


Apresentação de música tradicional


Produção artesanal de balas de coco


Uma piton


Trocando uma idéia com nossa pequena amiga.


Passeio de bicicleta


A bicicleta é um importante meio de transporte pelo interior das ilhas. E o pijama é o traje da moda no Vietnã (assim como no Camboja).


Produção de vasos artesanais


O delta do Rio Mekong está no sul do Vietnã.


DICA:
- A região do delta do Mekong pode ser conhecida de forma autônoma. No entanto, para quem quer ter uma visão mais resumida e rápida do lugar, vale a pena contratar uma excursão. Qualquer agência de turismo e/ou hotel de Saigon oferece diversas excursões pela região. E os preços são inacreditáveis. Por exemplo, este passeio de 1 dia que nós fizemos até o delta do Mekong custou 7 dólares por pessoa, com tudo incluído (ônibus, barco, passeio de canoa, passeio de bicicleta, almoço, apresentação de música, frutas, degustação de chá com mel, etc.).

8 comentários:

  1. Deise e Roberto, parabéns pelo blog! Moro em Timor Leste e gostaria muito de conhecer o Vietnan. O problema é que, para chegar lá, minha opção é ir para Saigon via Bali (Lyon Air - vôo caro) ou ir direto a Hanoi, via Bangcoc ou Kuala Lumpur (Air Asia, mais caro ainda). Vocês acham que uma visita a Saigon de 3 dias é suficiente? E quanto ao visto, é coisa complicada? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cirilo,
    Agradecemos sua visita ao nosso blog!
    Provavelmente a melhor opção é a Air Asia. Eles costumam fazer algumas promoções de tempos em tempos, e assim talvez você consiga comprar passagens realmente baratas. É interessante você fazer um cadastro no site da Air Asia para receber as promoções deles.
    Quanto ao visto, você deve fazer antes de chegar no Vietnam. Nós providenciamos nosso visto quando estávamos no Cambodia. Foi tranquilo, ficou pronto de um dia para o outro.
    Três dias em Saigon é o mínimo, mas é suficiente sim para conhecer a cidade e os arredores (1 dia somente para a cidade de Saigon, 1 dia para fazer um passeio na região do delta do Mekong, e 1 dia para fazer um passeio até os túneis de Cu Chi).
    Um abraço, e boa viagem!
    Roberto e Deise
    PS.: Muito legal o seu blog também!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Deise e Roberto,
    Gostaria de saber informações a respeito do rio Mekon e o cultivo do peixe panga. Soube que o rio é muito poluído e faço uso do peixe panga quase que diariamente. Desculpe a minha ignorância, quero informações.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Desculpe também a nossa ignorância. O Mekong é fonte de vida para todos que vivem na região. E, de fato, é poluído. Mas não sei em que grau, e se seria impróprio ou não o consumo dos peixes.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. A Delta desagua no sul do Vietnã, mas em que mar?

    ResponderExcluir
  6. Olá Deise,
    Você lembra com qual empresa fez esse passeio? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanne, faz tempo que estivemos lá. Realmente não lembramos exatamente qual foi a agência, mas foi alguma daquelas várias que existem nos arredores da avenida Pham Ngu Lao. Também não tínhamos nenhuma referência, simplesmente saímos pesquisando e perguntando para comparar os preços e o que cada uma oferecia.

      Excluir
  7. Obrigada Roberto! Vou pesquisar por lá então!

    Abraços

    ResponderExcluir