Viagem de carro nos Pireneus

No dia 05/03/2011 alugamos um carro e deixamos Barcelona rumo aos Pireneus. Seguimos até Lleida e então pegamos a estrada N-230 em direção ao norte. Após passarmos por Pont de Suert, pegamos a N-260, no rumo oeste. Percorrendo uma região montanhosa, cruzamos o Coll de Fadas (um passo, à 1470m de altitude) e então descemos até Castejón de Sos, um pequeno povoado, aos pés dos Pireneus, à 900m de altitude. Era final de tarde e, por isso, decidimos parar. Nos instalamos em uma hospedagem e então saímos à pé para conhecer a cidade. Descobrimos que a prefeitura estava dando uma “chocolatada” de carnaval para as crianças. Chocolate quente grátis para todos! O evento estava acontecendo dentro de um salão, cheio de crianças fantasiadas brincando, pais e mães, música ao vivo, muito chocolate quente e doces e salgados. Depois de curtir um pouco a festinha de carnaval voltamos para o hotel, tomamos banho e mais tarde saímos para jantar. Caminhamos um pouco para olhar a cidade de noite e acabamos voltando para jantar no próprio restaurante da hospedagem em que estávamos.

No dia seguinte (06/03) deixamos Castejón de Sos de subimos de carro até Benasque. Passamos por Benasque e continuamos subindo até onde dava. Até que a estrada acabou, encoberta pela neve, à cerca de 1650m de altitude. Paramos o carro e caminhamos um pouco na neve. Era a primeira vez que a Inês e a Nanda viam neve. Depois descemos de volta até Benasque, onde paramos o carro e passeamos um pouco a pé pela cidade. Mas nosso tempo era curto e não podíamos nos estender tanto. Então retornamos para Castejón de Sos e continuamos nossa viagem.

Castejón de Sos. (Foto tirada da janela da hospegem onde passamos a noite).


Visual da beira da estrada, já acima de Benasque.


Visual do ponto onde paramos o carro, à uns 1650m de altitude. A partir daí a estrada estava interrompida pela neve.


Benasque é uma bonita cidade, que está em um vale, à 1150m de altitude.


De Castejón de Sos voltamos pela mesma estrada por onde havíamos vindo no dia anterior, a N-260, até reencontrar a N-230 e então continuar no rumo norte. Após cruzar um enorme túnel que corta as montanhas, chegamos em Vielha.

Visual da estrada N-260


Vielha é uma bonita cidade, que está à 970m de altitude, cercada de montanhas.


Vielha


Vielha


De Vielha decidimos ir em direção à França. Cruzamos a fronteira, passamos por um bonito povoado chamado Saint-Béat e seguimos mais adiante. Andamos mais uns 15 minutos e então resolvemos retornar. Não tínhamos muito tempo e ainda havia um longo caminho pela frente. Demos meia volta e seguimos para Saint-Béat, onde decidimos parar para conhecer. Estacionamos o carro e caminhamos um pouco. Subimos até as ruínas de um castelo e uma igreja, que estão no alto de um morro, com uma bonita vista do vale.

Saint-Béat é um pequeno e lindo povoado no sul da França, próximo da fronteira com a Espanha, à 500 metros de altitude, aos pés dos Pireneus.


Igreja Saint-Béat Saint-Privat


Subimos por um caminho até o alto de um morro, onde estão as ruínas de um castelo e também uma igreja.


Após nosso passeio por Saint-Béat retornamos para a Espanha. Passamos novamente por Vielha e pegamos a estrada C-28, que sobe pelo vale, passando por algumas estações de esqui e uma linda paisagem de montanha. A estrada sobe até Port de la Bonaigua, que está à 2072m de altitude. Lá há uma estação de esqui, onde paramos um pouco para passear e curtir o visual.

Após passarmos novamente por Vielha, seguimos pela C-28, subindo em direção às montanhas.


Visual da estrada: Uma bonita paisagem de montanha.





Bonitas montanhas, próximo de Port de la Bonaigua.


Há uma estação de esqui em Port de la Bonaigua, que está à 2072m de altitude.





Após cruzar o Port de la Bonaigua descemos pelo outro lado do passo, continuando pela C-28. Depois seguimos pela C-13 até Sort e então pegamos a N-260.

Cruzando o Collado del Cantó, um passo à 1720m de altitude, na N-260.


Entardecer, visto do Collado del Cantó.


Em Ribera d’Urgellet deixamos a N-260 e seguimos no sentido sul pela C-14. Já era noite quando chegamos em Organyà, uma pequena cidade cortada pela estrada, onde paramos para procurar alguma hospedagem. Caminhei um pouco pela pequena cidade e nada. Informaram que havia uma pousada um pouco mais adiante na estrada. Fomos até lá, mas o preço estava um pouco acima do que procurávamos. Então continuamos até a próxima cidadezinha, Coll de Nargó, onde aí sim encontramos duas opções de hospedagem barata. Nos hospedamos na primeira, logo que a estrada chega no povoado. E jantamos um pouco mais adiante, ao lado do posto de gasolina, em uma outra hospedagem onde há um restaurante. Enquanto esperávamos a comida, fiquei olhando um guia de escaladas da região que estava no balcão da hospedagem. A região de Oliana, cidade que está poucos quilômetros mais adiante, é uma das principais zonas de escalada em rocha da Espanha. Fiquei com vontade de, quem sabe um dia, voltar lá com mais tempo e conhecer um pouco das escaladas do lugar.

Ao acordar, no dia seguinte (07/03), pudemos ver que estávamos em um lugar lindo, cercado de montanhas e paredes de rocha. Porém, tínhamos que seguir viagem. Arrumamos nossas coisas continuamos pela estrada, passando logo em seguida por Oliana e então seguindo rumo à Barcelona.

Visual da janela da hospedagem em que ficamos, em Coll de Nargó. Há muitas montanhas rochosas nesta região, cuja principal cidade é Oliana. Esta é uma das principais zonas de escalada da Espanha.


Pouco antes de chegar em Barcelona, passamos ao lado do maciço montanhoso de Montserrat. Esta foto foi tirada de um posto de gasolina em que paramos, na auto-estrada A-2.


Chegamos em Barcelona próximo do meio dia, justo no horário em que deveríamos entregar o carro. Assim, devolvemos o carro e fomos para o apart-hotel onde tínhamos reserva. Este foi um bonito passeio pelas montanhas: Foi uma correria, mas aproveitamos bastante estes últimos três dias. Andamos bastante de carro, conhecemos muitos lugares e vimos lindas paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário