Hoi An - Vietnã (Vietnam)

Hoi An é uma pequena cidade localizada próxima ao litoral, na área central do Vietnã e possui aproximadamente 80 mil habitantes. É uma linda cidade, muito bem preservada, onde ainda pode-se observar (e imaginar) um pouco do Vietnã de antigamente. A cultura e história estão presentes em todos os cantos da Cidade Antiga, além de ser um lugar bastante tranquilo e gostoso de ficar.

Chegamos em Hoi An no dia 27/09, depois de passar a noite viajando de ônibus desde Nha Trang. Passamos alguns dias passeando e curtindo esta bela e agradável cidade.


Hoi An está situada nas margens do Rio Thu Bon e foi um antigo porto de comércio internacional séculos atrás. Assim, as influências das culturas chinesa, japonesa e européia são visíveis na arquitetura e arte local.


Casas antigas na margem do Rio Thu Bon, onde atualmente funcionam lojas de artesanato local, bares e restaurantes.


Ponte japonesa coberta, construída em 1593.


Foto tirada dentro da ponte japonesa. Ela tem uma cobertura que serve de abrigo e um pequeno templo dentro.


Estilos arquitetônicos se misturam pelas ruas da cidade.


Em Hoi An as casas ficam abertas para a sorte entrar. Lugar pacato, sem riscos, onde a vida passa em outro ritmo.


A cidade é toda enfeitada com lanternas.


A maior parte das casas da Cidade Antiga são amarelas.


Vendedora caminhando pelas ruas de Hoi An.


A bicicleta ainda é um meio de transporte bastante utilizado (apesar da enorme quantidade de motos, como em qualquer lugar do Vietnã).


Vendedora no Mercado Central da cidade.


No Mercado Central


Ciclista nas ruas de Hoi An. Pode-se notar que o “pijama” é o traje da moda entre as mulheres do Vietnã.


Senhora em uma canoa


Senhora vendedora de rua


Vendedora no mercado






A cidade de Hoi An serve de cenário para inúmeras sessões fotográficas. Sempre há alguém arrumado, com trajes típicos, especialmente produzido para uma sessão de fotografia. E nós, é claro, também aproveitávamos a oportunidade para tirar algumas fotos.






Sessão fotográfica de casamento em Hoi An


O centro antigo de Hoi An e a Ponte Japonesa, no início da noite.


A Ponte Japonesa


O centro antigo é repleto de lanternas (luminárias), que enfeitam a noite de Hoi An, evidenciando ainda mais o charme da cidade.


Luminárias à venda em uma loja


Barcos no Rio Thu Bon


Hoi An


No dia 29/09 aproveitamos para fazer um passeio até as ruínas de My Son, que estão a cerca de 55km da cidade.

E no dia 30/09, logo depois do almoço, deixamos Hoi An. Seguimos até Hué, onde paramos para trocar de ônibus e, então, continuamos a viagem rumo à Ninh Binh. Porém, dormimos em nossa passagem de madrugada por Ninh Binh e acabamos indo parar em Hanoi. Sem problemas: Deixamos para visitar Ninh Binh em uma próxima ocasião.


DICAS:
- Hoi An conta com várias opções de hotéis, pousadas e guesthouses, para todos os gostos e de diversas faixas de preço. Os mais econômicos estão entre os 8 e 10 dólares, o quarto para duas pessoas.
- Ao longo das margens do rio, há várias opções de restaurantes e também de comida de rua. Quanto aos restaurantes (assim como os hotéis), também tem para todos os gostos e faixas de preço. Vários oferecem chopp ao preço irresistível de 3.000 dong o copo (aproximadamente 0,15 dólares).

2 comentários:

  1. Denise, estou pensando em viajar para Hanoi em dezembro. Quais lugares vc recomenda visitar e qual a melhor região da cidade para se hospedar?

    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Francielle,
    Respondemos tuas perguntas na postagem sobre Hanoi, nos comentários.
    Abraços,
    Roberto e Deise

    ResponderExcluir