Comidas do Camboja (Cambodia)

Tirando as aranhas fritas, grilos, morcegos, tartarugas, passarinhos e outros itens exóticos, pode-se dizer que a culinária do Camboja é muito apetitosa. Nossa passagem pelo país foi marcada por muito sabor. A comida do lugar realmente nos cativou e, por isso, resolvemos fazer uma postagem sobre o assunto. Digamos que para o nosso gosto gastronômico o Camboja só perde para India.

Os pratos cambojanos são deliciosos devido as felizes combinações de temperos. Adoramos tudo o que experimentamos e digamos que o capim limão, a folha de lima, o manjericão e o leite de coco são os principais responsáveis pelas nossas melhores lembranças dessa riquíssima culinária.

A seguir estão alguns dos pratos que tivemos o prazer de experimentar:

Peixe Amok é um prato muito popular no Camboja. É um peixe com leite de coco, temperado na medida certa com capim limão, “fingerroot” (um parente do gengibre, porém mais suave no sabor) e outras especiarias. Este prato é tradicionalmente servido na folha de bananeira.

Vegetais refogados ao molho de ostra. Muito comum em todo Sudeste Asiático.


“Khmer Spicy Sour Lemongrass”. Este prato é composto por peixe ao curry, lemongrass (o capim limão, que dá acidez), “morning glory” (também conhecido como “water spinach”, é um vegetal aquático muito utilizado na culinária asiática), pimenta, tamarindo e outras especiarias.


Tom Yam Cream, uma sopa com especiarias, cogumelos, leite de coco, alho, tomate, manjericão e folha de lima.


“Khmer Sour Soup with Fish”. É uma sopa que leva manjericão, folhas frescas de coentro, pepino, tomate, peixe e uma pequena dose de abacaxi e anis estrelado.


Rolinho primavera de vegetais, refogado de vegetais com molho de ostra e refogado de “morning glory” (vegetal aquático muito utilizado na culinária asiática, com sabor similar ao do espinafre).


Vegetais e camarão ao molho de ostra.


“Khmer Curry”: Camarão ao curry com leite de coco, vagem, batata, pimenta, curcuma e outras especiarias.


Berinjela refogada com molho de ostra, alho e especiarias.


As misturas de especiarias são as responsáveis pelo agradável sabor da culinária do Camboja. Na foto, especiarias à venda no mercado em Siem Reap.

4 comentários:

  1. Humm@!!! Fiquiei com fome aqui lendo!!! Adoro essas comidas daí desses lados sem nunca ter passado perto... Mal vejo a hora de chegar por aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca olhar essas fotinhos!! Deve ser uma delícia!! Nanda

    ResponderExcluir
  3. Sabem me dizer se no Cambodja eles optam por usar frutos secos na confeção de pratos? Eu estou a pensar ir para lá este Verão mas isso é algo que eu tenho de saber antes de ir...

    ResponderExcluir