Pushkar - India

Depois de passar a noite viajando de trem desde Haridwar, desembarcamos em Ajmer na manhã de 22/01/2011. Pagamos um tuk-tuk para nos levar da estação de trem até a rodoviária e, então, pegamos um ônibus para Pushkar. Em cerca de uma hora de viagem chegamos no terminal de ônibus de Pushkar, onde várias pessoas tentavam nos convencer para ficarmos em suas pousadas. A competição é dura. A princípio iríamos ficar no mesmo lugar onde já tínhamos ficado antes, na primeira vez que estivemos em Pushkar, no entanto, resolvemos ir conhecer uma das pousadas que estávam nos oferecendo. Gostamos do lugar, estávamos cansados e, então, nos instalamos logo para descansar da longa viagem.

Assim, passamos 6 dias em Pushkar: Descansando; Comendo (matando a saudade de alguns restaurantes que gostamos bastante na primeira vez que estivemos lá); Passeando (Pushkar é uma cidade pequena e agradável); e Fazendo compras (queríamos levar algumas coisas para vender em nosso país, e Pushkar é um bom lugar para fazer compras, pois há muitas lojas e fábricas de roupas e diversos artigos indianos). Estávamos aproveitando nossos últimos dias na India (e também na Asia), pois em breve retornaríamos para o Ocidente. E na noite de 28/11 deixamos Pushkar e partimos em uma viagem de ônibus rumo à Delhi.


A cidade de Pushkar e o lago (Pushkar Lake), com seus ghats (escadarias que descem até a margem do lago). Ao fundo, em cima de um morro, pode-se ver o Pap Mochani (Gayatri) Temple. Pushkar é uma pequena cidade de 15 mil habitantes, localizada no estado do Rajastão (Rajasthan), em uma região de relevo acidentado e bastante rochoso. É um lugar de peregrinação para os hinduístas, por seu lago sagrado e por seus templos.


Reflexo da cidade no lago


Vista da cidade de Pushkar do Pap Mochani (Gayatri) Temple, que está em cima de um morro. (A subida se faz por uma trilha de 30 minutos que se inicia perto do terminal de ônibus).


Vendedoras de vegetais nas ruas de Pushkar






Janelas


Vendedora de vegetais


Senhor


Dromedário puxando uma carroça




Pushkar é uma cidade sagrada, onde há vários templos.




Detalhe de pintura em uma casa


Senhor pedindo esmolas e, ao fundo, mulher vendendo vegetais.


Senhora pedindo esmolas


Corantes


Em Pushkar sempre está acontecendo algum festival, comemoração, festa tradicional, casamento, etc, geralmente regados à muita música, pessoas na rua, fogos de artifício e bombas, carroagens, cavalos, ...


...elefantes, ...


...dromedários, ...


...mas principalmente, muita gente, muita música e também muito barulho.




Entardecer em Pushkar


DICAS:
- Nos hospedamos no Hotel Rising Star, que fica perto do terminal de ônibus. Este hotel é de uma simpática e hospitaleira família. O quarto de casal com banheiro dentro custa 200 rúpias (porém, eles fizeram um desconto especial para nós, por 150 rúpias). E na primeira vez que estivemos em Pushkar, em março de 2010, ficamos no Shuban Hotel, onde pagamos 150 rúpias pelo quarto de casal com banheiro dentro. A melhor maneira de saber onde ficar é escolher o hotel ao chegar em Pushkar. Sempre há várias pessoas no terminal de ônibus oferecendo hotéis (e a concorrência entre eles é grande). Então, basta ir conhecer os hotéis sem compromisso, pedir desconto no preço (isso é normal na India), e escolher o que mais te agrada.
- Os nossos restaurantes preferidos, com melhor relação custo benefício, são dois: Om Shiva Buffet Restaurant, que oferece um farto buffet livre de comida indiana por 80 rúpias por pessoa; e o Sai Baba Garden, com um agradável jardim e um ambiente tranquilo para passar algumas horas pensando na vida, e com um delicioso e barato cardápio de pratos indianos (uma refeição custa em torno de 65 rúpias por pessoa, – e não deixe de provar o ‘malai kofta’ deste lugar, que é um dos melhores que já comemos em toda a India).
- Para ver as fotos e ler sobre a primeira vez que estivemos em Pushkar, em março de 2010, clique aqui.
- Um dólar vale cerca de 43 rúpias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário