Conhecida como “capital mundial do yoga”, Rishikesh é uma cidade de 80 mil habitantes, situada no estado de Uttarakhand e cortada pelo sagrado Ganga (Rio Ganges). Está à somente 350 metros de altitude, na base do Himalaia, a partir de onde começam a se erguer as montanhas que formarão mais adiante a cordilheira mais alta do mundo. Aqui o Ganga desce ainda com velocidade, vindo das montanhas, chegando a formar algumas corredeiras.A dita capital do yoga realmente é uma cidade cheia de ashrams, templos e pessoas buscando o caminho da espiritualidade. Porém, ao mesmo tempo, também é mais uma tumultuada, barulhenta e suja cidade indiana (o que torna um desafio extra, até mesmo para os yogis mais aplicados, tentar atingir o samadhi...).
Na manhã de 20/03/2010 chegamos em Haridwar, depois de passar a noite viajando de ônibus, desde Pushkar. Em Haridwar estava acontecendo a Kumbh Mela, a maior celebração hinduísta e também a maior congregação religiosa do mundo, a qual atrai algumas dezenas de milhões de peregrinos.
Chegando em Haridwar pegamos um rickshaw para Rishikesh, que está uns 15km mais acima. Caminhamos ainda uns 5km do centro de Rishikesh até o pequeno bairro High Bank, onde encontramos uma pousada tranquila para ficar, em que passamos 11 dias.
Então, nos dias seguintes, fomos conhecer e participar dos satsangas do Prem Baba.
No dia 31/03 deixamos Rishikesh. Descemos de ônibus até Haridwar, onde, após algumas horas de espera, conseguimos finalmente pegar um ônibus para Dharamsala, nosso próximo destino.


