Ninh Binh e Tam Coc - Vietnã (Vietnam)

Ninh Binh tem uma cara de “cidade de beira de estrada”. Está localizada na beira da “Highway 1”, a principal rodovia que cruza o Vietnã de norte à sul. A cidade é pequena, tem pouco mais de 50 mil habitantes. Mas a estrada que a corta ao meio lhe faz parecer maior. Realmente não é dos lugares mais agradáveis que existe. Porém, nosso interesse em Ninh Binh estava nos seus redores. A paisagem desta região é linda, com diversas montanhas de calcário em meio aos campos de arroz. Algo semelhante à Halong Bay, porém localizada sobre a terra, ao invés de no mar.

A primeira vez que tentamos ir para Ninh Binh, vindos de Hoi An, dormimos no ônibus (era de madrugada) e fomos parar em Hanoi. Assim, havia ficado a meta de retornar. Desta vez, viemos de ônibus desde Halong City. Chegamos em Ninh Binh no final da tarde de 10/10/2010. Fizemos um descanso no dia seguinte. E no outro dia (12/10), alugamos duas bicicletas e fomos passear pela região.

De bicicleta, seguimos por estradas secundárias até Tam Coc.


Canoas no Rio Ngo Dong, em Tam Coc.


A principal atração de Tam Coc consiste em fazer um passeio de canoa pelo rio, que corta as montanhas da região.


A paisagem é dominada por montanhas de rocha calcária.


O rio corta algumas montanhas, passando por dentro de cavernas. Ao longo do trajeto, cruzamos três cavernas.


Cruzando uma caverna. Esta senhora de 65 anos de idade conduziu habilidosamente nossa canoa durante todo o passeio. Foram duas horas remando. É interessante a técnica dos locais de remar com os pés, como se estivessem pedalando uma bicicleta.




Mulher trabalhando, ao lado da boca de uma caverna. Ao longo do rio, a população local planta arroz, coleta caramujos e pesca.


Homem trabalhando


Monges




Cruzando uma caverna


Há diversas vendedoras em canoas, especialmente na boca da última caverna. Tam Coc é um lugar bastante turístico e os locais aproveitam qualquer oportunidade para tentar captar alguma renda.

O passeio de barco vai e volta pelo mesmo caminho. Primeiramente sobe o rio e, então, desce de volta até o lugar de partida. Após o passeio, fizemos uma caminhada até o Templo Thai Vi, que está à cerca de 1km de distância de Tam Coc:

Templo Thai Vi

Depois de conhecer rapidamente o Templo Thai Vi, seguimos de bicicleta por uns 2km, a partir de Tam Coc, até a Bich Dong Pagoda:

A Pagoda Bich Dong está encravada em uma gruta, na encosta de um morro.

Fomos pegos por uma forte chuva enquanto estávamos na pagoda. Felizmente a chuva passou rápido e, assim, continuamos nosso passeio. Pedalamos de volta até Tam Coc e seguimos até Múa Cave. Era final de tarde, o tempo abriu um pouco e os raios de sol iluminaram a linda paisagem da região:

Paisagem no caminho para Múa Cave.


Trabalhador na plantação de arroz.




Lago em Múa Cave. No local há um pequena gruta, alguns templos, etc. Mas a principal atração é a subida do morro (nesta foto pode-se ver o caminho ziguezagueando morro acima), de onde se tem uma vista impressionante da região.


Uma longa escadaria leva até o topo do morro.


Vista de cima do morro (em Múa Cave).


O Rio Ngo Dong (do passeio de Tam Coc), visto de cima do morro de Múa Cave.


Morros e mais morros, a sumir no horizonte.




Já era final de tarde e o sol estava querendo se pôr. Deixamos Múa Cave e pedalamos de volta para Ninh Binh.


Patos


Ninh Binh está no norte do Vietnã.


Na noite de 13/10 deixamos Ninh Binh e pegamos um ônibus rumo à Vientiane, no Laos. Foi uma longa viagem. No meio da noite trocamos de ônibus e seguimos por um caminho tortuoso rumo à fronteira. Assim que amanheceu, cruzamos a fronteira e entramos no Laos. Fomos chegar em Vientiane no meio da tarde.


DICAS:
- Há algumas opções de hotéis baratos na cidade, por preços de 8 à 10 dólares o quarto duplo com banheiro dentro.
- Bicicleta é a melhor maneira de explorar a região. Diversos lugares alugam bicicletas por preços em torno de 25.000 dong (1,25 dólar) por dia. Os hotéis e agências de turismo fornecem (gratuitamente) um croqui simplificado dos caminhos e estradas secundárias. Na verdade, estes croquis são simplistas demais e não é tão fácil se orientar por eles, mas alguma coisa eles podem ajudar. A dica é ir perguntando para os locais durante o caminho.
- Tam Coc está 9km ao sudoeste de Ninh Binh. É cobrada uma taxa de 60.000 dong (3 dólares), que inclui a entrada e o passeio de barco (de 2 horas). Além disso, eles ainda cobram o “estacionamento”, que sai 5.000 dong (0,25 dólar) por bicicleta.
- A Pagoda Bich Dong está uns 2km depois de Tam Coc e não é cobrada taxa de entrada.
- Múa Cave está uns 2km ao norte de Tam Coc, no caminho alternativo para Ninh Binh. A taxa de entrada é 20.000 dong (1 dólar).

5 comentários:

  1. Deise e Roberto, encontramos o blog de vcs a 4 dias atras e entao incluimos Ninh Binh, Tam Coc e Bac Ha, graças a suas dicas! Amamos os 3 destinos, valeu muito!
    Muito obrigado
    Antonio & Ellen
    www.viagemafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Antonio e Ellen
    Ficamos contentes em saber que as dicas do blog estão sendo uteis. Entramos no blog de vcs e adoramos as fotos.
    A nossa viagem tbm foi longa e durou um ano e meio, sabemos bem das delícias e das dificuldades enfrentadas. Parabéns pela viagem e pela coragem de encarrar uma aventura como esta. Aproveitem!
    Abraços Deise e Beto

    ResponderExcluir
  3. Deise e Beto, sem pedir, recomendamos vcs lá no Viagem Afora, valeu muito pela dica! Gde abraço
    Ellem & Antonio

    ResponderExcluir
  4. Autorização para o uso de imagens


    Estou em vias de publicar um livro e gostaria de obter a autorização e liberação para uso de imagens para publicação em um livro, "O andarilho". Esta é a única autorização que está faltando para que o livro seja publicado e impressos os exemplares. Por favor, poderiam enviar-me esta autorização por e-mail:

    marcos.let.ufba@hotmail.com

    Aguardo contato.

    Desde já, fico muito agradecido pela atenção.

    Cordialmente,

    Marcos Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,
      Agradeço o seu contato.

      Para qualquer imagem usada, no mínimo deverá ser informado no livro o crédito da imagem (ou seja, o nome do fotógrafo).
      Para isso, antes de mais nada, peço que você me informe quais imagens deseja usar, pois as fotos deste blog são produzidas por mais de um fotógrafo. Assim, poderei te informar o nome do fotógrafo e se ele autoriza ou não o uso para publicação no livro.

      Obrigado,
      Roberto

      Excluir