Bac Ha - Vietnã (Vietnam)

Bac Ha é uma cidade de aproximadamente 70 mil habitantes, localizada nas montanhas do norte do Vietnã, à cerca de 900 metros de altitude. Sua principal atração é o grande mercado de domingo, quando as pessoas dos vilarejos ao redor vêm para a cidade comprar e vender mercadorias. Dizem que há uns 10 grupos étnicos minoritários que vivem por perto de Bac Ha. A colorida etnia Flower Hmong é a que mais se destaca.

No dia 03/10/2010 chegamos em Lao Cai às 4:30 da madrugada, depois de passar a noite viajando de ônibus desde Hanoi. Lao Cai está na fronteira com a China. E não oferece grandes atrativos, a não ser o fato de ser base de acesso aos vilarejos de montanha do norte do Vietnã. Meio dormindo, meio acordados, ficamos esperando o dia nascer. E logo que amanhecer pegamos o primeiro ônibus que saiu rumo à Bac Ha. Após uma longa subida por uma serra, chegamos finalmente em Bac Ha, onde nos instalamos em um guesthouse. Estamos cansados devido a longa viagem e a noite mal dormida. Mas não tínhamos tempo à perder. Já saímos para ver o grande mercado de rua, que só acontece nos domingos.

Mulheres comprando e vendendo produtos no mercado.




Escolhendo o porco


Comprando tecidos




Vendendo búfalos






As mulheres da região geralmente são tímidas e é muito difícil fazer com que elas olhem para a câmara.


















Menina










Não somente aqui em Bac Ha, mas também em todas as partes do Vietnã, a moda masculina é usar o traje militar, com capacete e tudo.


Tiramos tantas fotos em Bac Ha, que tornou-se um trabalho difícil escolher. Então, decidimos montar este painel.


Bac Ha está nas montanhas no norte do Vietnã.


No dia seguinte (04/10), de manhã cedo, já deixamos Bac Ha. Descemos de ônibus de volta para Lao Cai, onde, após algumas boas horas de espera e de informações imprecisas, conseguimos finalmente pegar um ônibus rumo à Sapa, nosso próximo destino.


DICAS:
- Pode-se visitar Bac Ha com uma excursão turística, a partir de Hanoi ou Sapa. No entanto, pensamos que a maneira mais interessante (e também mais barata) é ir por conta própria. Não há nenhuma dificuldade. Simplesmente deve-se ir de ônibus ou trem de Hanoi até Lao Cai e, então, pegar um ônibus local de Lao Cai para Bac Ha.
- Há algumas opções de hotéis e guesthouses em Bac Ha. Basta dar uma caminhada rápida pela cidade, pesquisando os preços e o que eles oferecem, que logo você encontrará um lugar para ficar. Nós ficamos em um por 5 dólares (o quarto duplo com banheiro dentro e internet disponível em um computador na recepção).

2 comentários:

  1. Muito alegre a moda feminina! Ah... tu tá linda na fotinho com elas! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com todo o sofrimento do povo viatinamita, é lindo ver a alegria com o colorido que este mesmo povo estampa nas suas vestes e humildade no olhar. Linda a foto da menina com o cabelo no rosto, e toda a montagem das fotos que fizeram. Realmente, fica difícil de escolher! Parabéns!

    ResponderExcluir