Mae Hong Son e as mulheres girafa - Tailândia

Mae Hong Son é uma pequena cidade no noroeste da Tailândia, com cerca de 8 mil habitantes, próxima à fronteira com Myanmar (Birmânia). Próximo da cidade estão algumas aldeias da etnia Padaung (ou Kayan Lahwi), que é um subgrupo do povo Karen. As mulheres desta etnia são conhecidas como “mulheres girafa”, devido as argolas que utilizam no pescoço. Elas são originárias de Myanmar e vivem atualmente refugiadas em aldeias na Tailândia. Perto de Mae Hong Son há três aldeias Padaung que podem ser visitadas: Nai Soy, Hoy Sen Thao e Huay Ma Khen Som.

Nosso objetivo principal em Mae Hong Son era justamente ver as mulheres girafa, embora a cidade por si só também vale a visita. Chegamos em Mae Hong Son no dia 01/12/2010, depois de uma longa viagem de ônibus desde Chiang Mai. Era final da tarde e tivemos um pouco de dificuldade de encontrar lugar vago em alguma pousada. Mas após caminharmos bastante, finalmente encontramos um quarto disponível, onde nos instalamos.

No dia seguinte (02/12) de manhã saímos em busca de descobrir como chegar em alguma das aldeias de mulheres girafa sem ser através de alguma excursão turística ou contratar um taxi. Depois de muito custo conseguimos achar um tuk-tuk coletivo que faz o trajeto entre a cidade e um pequeno povoado que está perto de uma aldeia de mulheres girafa. Quando chegamos lá descobrimos que só haveria transporte coletivo para voltar para Mae Hong Son no dia seguinte de manhã cedo. Bom, agora era tarde demais... Decidimos que depois resolveríamos como íamos voltar. Antes tínhamos que ver as tais mulheres girafa. Caminhamos por cerca de 20 minutos por uma estradinha de terra até chegar na aldeia. Precisamos pagar uma taxa de visita para entrar e então finalmente pudemos conhecer as mulheres girafa. Tiramos um montão de fotos. Valeu o esforço. Para voltar caminhamos novamente até o povoado, onde conversamos com o dono do tuk-tuk que nos havia trazido. Pagamos o preço que seria um taxi para ele nos levar de volta para Mae Hong Son.


No centro de Mae Hong Son há um lago chamado Nong Jong Kham. Ao fundo, nesta foto, pode-se ver o templos Wat Jong Kham e Wat Jong Klang.




Pequeno monge, no templo Wat Jong Klang, preparando os enfeites para uma festa religiosa.


Wat Jong Klang


Aldeia de refugiados da etnia Padaung, onde vivem as mulheres girafa. As casas são bem simples, de madeira e palha.


As mulheres da etnia Padaung tradicionalmente usam estas argolas no pescoço. Pouco a pouco, ao longo dos anos, elas vão aumentando a quantidade de argolas, provocando uma deformação dos ombros, que são forçados para baixo, fazendo com que o pescoço pareça mais comprido.




Atualmente o turismo é a principal fonte de renda das mulheres girafa. Elas produzem e vendem artesanato e também é cobrada uma taxa para entrar na aldeia.


Tecendo uma manta.


As crianças também trabalham.




Muitas mulheres usam as argolas nas pernas também.












Mae Hong Son


No dia seguinte (03/12) pegamos de manhã cedo um ônibus até nosso próximo destino, a cidade de Pai.


DICAS:
- Nos hospedamos no Palm Guesthouse (na rua Chamnansathit), onde pagamos 350 baht por um quarto duplo com banheiro. Especialmente na alta temporada, as pousadas de Mae Hong Son costumam estar cheias, assim, se possível, tente chegar cedo na cidade.
- O ônibus de Chiang Mai para Mae Hong Son custou 129 baht. Foram 8 horas de viagem.
- O ônibus de Mae Hong Son para Pai custou 70 baht. Foram 3h30min de viagem.
- Um dólar vale aproximadamente 32 baht.

Um comentário: