Gili Air - Lombok - Indonésia

No dia 26/08/2010 deixamos a pequena cidade de Senaru. Depois de viajar em dois bemos (transporte público indonesiano), uma charrete e, então, um barco, chegamos finalmente na Gili Air.

A Gili Air é uma pequena ilha situada perto da costa noroeste de Lombok, que faz parte de um arquipélago composto também pelas vizinhas Gili Trawangan e Gili Meno. A ilha toda é circundada por praia e um mar de águas azuis. É um lugar bastante tranquilo, ideal para descansar. E isso era tudo o que nós precisávamos depois da caminhada que fizemos pelo vulcão Rinjani.

Passamos três noites acampados na ilha. Montamos as barracas ao lado de um restaurante, que não nos cobrou nada pelo camping, contanto que nós fizéssemos algumas refeições lá.

Barcos ancorados na Gili Air. Vários barcos fazem o trajeto entre a ilha e a cidade de Bangsal, na costa noroeste de Lombok.


A ilha toda é circundada por praia e recifes de coral. Nesta foto, ao fundo, pode-se ver as ilhas vizinhas Gili Meno e Gili Trawangan.


Lombok visto da Gili Air


Barco na Gili Air, com Lombok ao fundo.





Quiosque no restaurante em que nós acampamos ao lado.


Vida boa!


No restaurante, com nossos amigos indonesianos Arta e Zizi.


Nasi Goreng (Arroz frito com vegetais. “Nasi” significa “arroz” e “goreng” significa “frito”).








Pôr-do-sol na Gili Air. Logo em frente está a ilha vizinha, Gili Meno. Ao fundo, à esquerda, pode-se ver o Gunung Agung (3142m), a montanha mais alta de Bali, à cerca de 60km de distância.


O Gunung Agung, em Bali, visto de Gili Air. Ele é um vulcão ativo. Em 1963 ocorreu uma grande erupção em que ele encolheu 126 metros. Atualmente ele tem 3142 metros de altitude.


Após o pôr-do-sol








Pescador em Gili Air


Vendedora em Gili Air. Assim como em Lombok, a mair parte da população é muçulmana.


Meninas brincando na areia.


Crianças





Um dos principais meios de transporte na ilha é a charrete. O interior da ilha é bem rural, com casas, plantações e criações de animais.


Outro meio de transporte bastante usado é a bicicleta.


Construção de barco em Gili Air


De uma maneira geral, na Indonésia as pessoas são fanáticas por celulares.


Estas fotos foram tiradas no barco, na viagem de volta para Lombok:









No dia 29/08 de manhã cedo, deixamos a Gili Air e retornamos de barco para Lombok. Chegando em Bangsal, pegamos um bemo até Mataram, onde passamos na casa em que havíamos ficado antes, para pegar uma mochila que havíamos deixado lá. De Mataram é Lembar dividimos um taxi com o Arta e a Zizi. E em Lembar pegamos o ferry para Bali. Após umas 4 horas de viagem chegamos finalmente em Padang Bai, em Bali, onde decidimos passar a noite. Nossos amigos Arta e Zizi seguiram viagem rumo à Java.



Exibir mapa ampliado
As pequenas "Gilis": Mais à leste (direita) está a Gili Air, no centro está a Gili Meno e mais à oeste (esquerda) está a Gili Trawangan. O arquipélago localiza-se próximo do litoral noroeste de Lombok.


A ilha de Lombok, na Indonésia.


DICAS:
- Os barcos públicos que fazem o trajeto entre Bangsal, em Lombok, até a Gili Air, custam somente 8.000 rupiah (pouco menos de 1 dólar). Porém, os horários são restritos e os barqueiros e intermediadores tentam empurrar os barcos privados, que são bem mais caros.
- A Gili Air é bastante tranquila. Dizem que a Gili Meno também é tranquila e que a Gili Trawangan é para quem gosta de agito e festas.
- Teoricamente, pode-se acampar em qualquer terreno aberto, ao longo da Gili Air. Porém, dependendo do lugar, pode não ser seguro deixar a barraca com todas as coisas dentro enquanto se sai para passear durante o dia. Por este motivo, nós conversamos com o dono de um restaurante, que nos deixou acampar gratuitamente no jardim do restaurante, contanto que nós fizéssemos algumas refeições lá. Assim, tínhamos nossa barraca e nossas coisas vigiadas durante o dia, já que sempre havia gente trabalhando no restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário