Ubud - Bali - Indonésia

Ubud é uma pequena cidade no interior da ilha de Bali. É considerada a capital cultural da ilha e possui lindos exemplares arquitetônicos balineses. É repleta de templos e bonitas casas com telhados e pátios decorados como se fossem templos. Fica até difícil distinguir a diferença entre um templo e uma casa.

Na Indonésia, 88% da população é muçulmana. Porém, Bali é uma das exceções do país, pois sua população é predominantemente hinduísta. Mas o hinduísmo balinês é diferente do que conhecemos na India. Ele foi adaptado à cultura local. A figura de Buda também pode ser vista muitas vezes nos templos hinduístas de Bali.

A vida religiosa dos balineses é muito ativa. É muito interessante ver toda a movimentação em torno das coloridas oferendas que são feitas diariamente para os deuses. Tem oferenda espalhada por todos os cantos, em frente aos comércios, casas, templos, etc.

A cultura e religião se misturam e é possível assistir diariamente nos templos espetáculos de dança local. Ubud abriga também muitos artesões, onde se pode encontrar produtos incríveis em madeira ou pedra esculpida, os famosos batiks (tecidos tingidos em processo artesanal) e peças de prata. Além disso, a cidade possui diversas galerias de arte e gostosos restaurantes e bares. É o lugar perfeito para desfrutar e conhecer melhor a cultura balinesa.

No dia 11/08/2010 pegamos um ônibus de Kuta para Ubud, onde passamos alguns dias passeando pela cidade e pela região.

Ubud Palace e Pura Sarem Agung (templo) construídos em 1917 e super ornametados no estilo balinês. É o local onde a família real de Ubud ainda vive.


Um dos protetores do Pura Sarem Agung (templo). Esses simpáticos guardiões espantam os maus espíritos, por isso estão estrategicamente colocados em frente aos portões de acesso das casas e dos templos balineses. Geralmente estão vestindo sarong e recebem diariamente suas oferendas.


Pura Desa Ubud (templo)


Pura Saraswati (templo) com enormes lagos artificiais cheios de flores de lótus


Orquídeas no Pura Saraswati (templo)


Mais um templo em Ubud


Pura Dalem (templo)


Os templos são muito ricos em detalhes


Protetor no portão de entrada do Pura Dalem, para espantar os maus espíritos.


Homens com oferendas em frente um templo. Eles estão vestindo sarongs, uma espécie de canga ou saia usada tanto por homens e mulheres. Na maioria dos templos só é possível entrar se estiver vestindo sarong.


Mulher levando folhas de palmeira para confeccionar lamak (longas tramas feitas com folhas de palmeira para enfeitar os templos).








Mulher colocando suas enfeitadas e perfumadas oferendas em frente a sua loja. O ritual de ofertar aos deuses é seguido diariamente.


O ritual é feito com muita dedicação, desde a confecção dos pratinhos (onde são colocadas as oferendas), feitos artesanalmente de folha de palmeira tramada, até a cerimônia de oferta.
As oferendas podem conter flores, comida (geralmente frutas e arroz), incensos, etc.


A delicadeza balinesa é bonita de se ver. Ela se expressa de várias maneiras, uma delas é na utilização das flores. Elas estão presentes nas estátuas, nas oferendas, na cabeça de homens e mulheres, no prato enfeitado de comida, nas escadarias de entrada de um restaurante, enfim, em todos os lugares.





Nos dias que estivemos em Ubud estavam acontecendo cerimônias religiosas especiais, que durariam 21 dias, com a intenção de unir o povo balinês, segundo um habitante local nos falou. No dia 11/08 assistimos uma procissão chamada Buda Unamis Perangbakat.








Vendedoras de oferendas


Família arrumada, com trajes típicos, indo para o templo


Mulheres com seus cestos de oferendas no caminho para o templo





A tradição e a tecnologia se misturam.


Meninas voltando da escola com seus uniformes com camisa estampada. Isso é a cara de Bali.


OK!


Estátua de Buda


Caminhando um pouco nas proximidades de Ubud é possível apreciar belos campos de arroz.


Flor de Lótus


A cidade de Ubud está localizada no interior da ilha de Bali, na Indonésia.


No dia 15/08 de manhã deixamos Ubud e seguimos de ônibus rumo ao nosso próximo destino, Padang Bai, no litoral leste de Bali.


Algumas curiosidades de Bali:

- Bali possui um sistema de calendário próprio chamado Wuku, diferente do calendário solar ou calendário lunar. Ele possui 30 semanas, que equivalem à 1 Oton (210 dias). Um ano, no calendário balinês, é composto de 2 Otons e, portanto, tem 420 dias. Este calendário atualmente é usado apenas com propósitos religiosos, cerimônias de nascimento, nas plantações, nas colheitas e para fazer negócios.

- Em Bali, as pessoas que pertencem às castas mais baixas têm os nomes de acordo com a ordem de nascimento na família. Os nomes não fazem distinção de gênero (homens e mulheres podem ter o mesmo nome). O primeiro filho ou filha pode ser chamado de Wayan, Putu ou Gede; o segundo Madee, Kadek ou Nengah; o terceiro Nyoman ou Komang; e o quarto sempre é Ketut. A partir do quinto filho os nomes se repetem de acordo com a mesma sequência.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deise, a descrição do teu blog resume-se a uma palavrinha: SURREAL!
    Parabéns e siga nos mantendo atualizados das andanças do casal!
    Fotos interessantíssimas que capturam os detalhes, as vezes dá pra sentir a alma do local de tão expressivas que são as mesmas!
    Mais uma vez PARABÉNS!

    ResponderExcluir