Pashupatinath - Kathmandu - Nepal

No dia 07/07/2010 fomos conhecer o complexo religioso de Pashupatinath, que está localizado às margens do sagrado Rio Bagmati e possui o mais importante templo hinduísta do Nepal. O lugar é muito popular entre os peregrinos hinduístas. E também é às margens do rio que acontecem os rituais de cremação dos corpos. Ao lado de Pashupatinath, fomos conhecer também um asilo, fundado pela Madre Teresa de Calcutá.

O complexo religioso hinduísta e o templo de Pashupatinath (ao fundo, à direita).


Pashupatinath é cortado pelo sagrado Rio Bagmati


Sadhu


Vários sadhus vivem em Pashupatinath. Nas margens do rio há algumas cavernas e construções, onde eles moram. Há também um abrigo junto às construções do complexo religioso, que serve de moradia para eles.


Nas margens do Rio Bagmati são realizados os rituais hinduístas de cremação dos corpos.


Cremação, nas margens do rio.


Ritual hinduísta, sendo celebrado em Pashupatinath. Após a morte dos pais, o filho deve ficar retirado dentro de Pashupatinath por 13 dias. Após isso, ele deve vestir roupas brancas durante um ano. Passado um ano, é realizada uma cerimônia, conforme mostra esta foto.


Bandeirinhas budistas em Pashupatinath. No Nepal há uma convivência harmônica entre o hinduísmo e o budismo.


Crianças brincando no rio


O Rio Bagmati e o complexo religioso de Pashupatinath


O lingan de Shiva


Ganesh





Detalhe pintado em uma parede


Tendas de flores e oferendas, em frente de Pashupatinath


As cinco torres que estão no centro do asilo. Este asilo está ao lado de Pashupatinath e foi fundado pela Madre Teresa de Calcutá.


As fotos a seguir foram tiradas dentro do Asilo de Madre Teresa de Calcutá:






















DICA: Pashupatinath está à uns 5km do bairro de Thamel (centro de Kathmandu). Na ida fomos caminhando (aproximadamente 1 hora de caminhada). E na volta pegamos um taxi. O taxi custa em torno de 150 rúpias (valor a ser negociado com o taxista). Para entrar em Pashupatinath os estrangeiros devem pagar 500 rúpias (1 dólar vale aproximadamente 72 rúpias).

Kathmandu



Veja também outras postagens sobre Kathmandu:
Kathmandu
Swayambhunath - Kathmandu
Stupa Bodhnath - Kathmandu
Durbar Square - Kathmandu
Patan

Um comentário: