Fez - Marrocos (Parte 15)

Fez é a mais antiga das cidades imperiais. Foi fundada pouco depois da chegada dos árabes ao norte da África e Espanha, e logo se converteu em centro religioso e cultural do Marrocos. Atualmente, possui cerca de um milhão de habitantes e pode-se dividir em três zonas bem diferenciadas: Fez el-Bali (o coração da medina); Fez el-Jdid (onde está o mellah, antigo bairro judeu, e o Palácio Real); e a Ville Nouvelle (a zona administrativa construída pelos franceses).

Chegamos em Fez no dia 01/02/2009, vindos de Mequinez. O tempo nesses dias que estávamos por lá esteve chuvoso. Mas mesmo assim pudemos aproveitar e caminhar bastante pela medina. No dia 04/02 decidimos seguir viagem. Pegamos um ônibus para Sefrou, uma cidade ao sul de Fez. No entanto o ônibus quebrou no caminho e acabamos tendo que voltar para Fez. Assim, desistimos de conhecer Sefrou e pegamos um ônibus para Chefchaouen, ao norte.

Os burros ainda são utilizados como principal transporte de cargas pelas ruas estreitas da medina.



Oued Fèz: o rio que passa no meio da medina.




Os curtidores de couro oferecem uma das imagens mais representativas de Fez.

Os diversos tanques de tinta onde o couro é tingido.


O couro passa por alguns processos de tratamento antes de ser tingido. Um dos componentes principais utilizado para processar as peles é o cocô de pomba.




As condições de trabalho não são nada adequadas. Os trabalhadores passam o dia em contado com tinta e produtos químicos.




Antenas parabólicas


Lã soltando vapor, após ser tingida.


Caminhando pelas ruas da medina...
Uma das estratégias que usávamos para tirar fotos das pessoas (já que no Marrocos as pessoas não gostam de ser fotografadas) era fingir que estávamos tirando fotos nossas. Por exemplo, acima eu estou posando para uma foto. Porém, neste caso, o objetivo principal era tirar uma foto da mulher que vinha logo atrás, sem que ela percebesse (vide foto abaixo).
E assim, ou seja, às escondidas, é que foram tiradas a maior parte das fotos de pessoas durante toda a viagem...
Vendedor de ervas e especiarias na medina de Fez.
Homem pedindo esmolas


Vendedor


No terraço interno do hotel onde ficamos hospedados em Fez.

3 comentários:

  1. Olá!

    Estamos a planear uma ida a Marrocos e gostávamos de saber se nos podem dar contactos dos hoteis/riads onde ficaram, uma vez que já têm muita experiência!
    Em principio vamos a Marraquexe, Casablanca e Rabat!

    Obrigada e boas viagens!

    Inês e rafael, Portugal

    ResponderExcluir
  2. Olá Inês e Rafael,
    Já faz algum tempo que estivemos nestes lugares e realmente já não lembramos mais os nomes dos hoteis onde ficamos. Desculpe.
    Viajamos com o guia da Lonely Planet, que dá várias dicas de hotéis. No entanto, nunca nos prendemos totalmente ao guia, pois acreditamos que o ideal é caminhar pela cidade e procurar os melhores lugares. Porém, o guia é útil pois dá uma idéia de aonde estão concentrados os hotéis e, portanto, onde temos que andar e procurar. Nunca fizemos reserva previamente. Preferimos sempre chegar, olhar, comparar e então escolher. Mas nós fomos no inverno (que é baixa temporada, tem menos turistas).
    Boa viagem para vocês, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Valeu....
    Sem internet, celular, francês precário, medo de beber ou comer algo estragado, carro alugado que quebra no caminho, dando dinheiro só para bater uma foto ou uma informação dá vontade de mandar todo mundo pra quele lugar....porém as cores, as construções milenares, os cheiros, o paladar das comidas o dinheiro barato,a magia das orações na madrugada, tudo muito lúdico e mágico um outro universo que as fotos não mostram, só estando lá e se perder o dia inteiro dentro da medina sem pedir ajuda para sair, (obs tive que pagar para um menininho de 10 anos para me mostrar a saída)Tudo de bom e até a próxima viagem, Milton.

    ResponderExcluir