Ouarzazate - Marrocos (parte 6)

Após um dia inteiro viajando de ônibus, desde Tafraoute, passando por Inezgane, chegamos em Ouarzazate na noite de 18/01/2009.
Ouarzazate é uma cidade de 60.000 habitantes, situada na confluência da Cordilheira do Atlas com os Vales do Dadés e do Draa. Ao longo de sua história foi um importante ponto estratégico por onde passavam as caravanas. Em seu centro está a enorme kasba de Taourirt.
Hoje em dia a cidade tem se convertido num importante ponto turístico. Além disso, é o centro cinematográfico do país, com seus grandes estudios. Muitas produções foram gravadas nesta região, tais como: "Gladiador", "A Mumia", "A Última Tentação de Cristo", "Asterix", "Babel", entre outros.
Passamos o dia 19/01 caminhando e conhecendo a cidade. No dia 20/01 seguimos viagem.


A kasba de Taourirt, em Ouarzazate




Um enorme ninho de cegonhas na kasba de Taourirt, em Ouarzazate

Beto fantasiado de bereber


Um forno de barro


Loja de tapetes
Vendedor mostrando o tear utilizado para fazer tapetes.




Detalhe de porta e janelas, numa das casas dentro da kasba






Sujeira na kasba: Infelizmente a população não tem muito cuidado com o lixo.


Loja

Pratos de cerâmica


A cidade de Ouarzazate. Ao fundo pode-se ver as montanhas do Atlas.




A kasba, de noite


Parada para uma foto com algumas crianças que estavam jogando bola e pedindo dinheiro em frente a kasba.


Loja, de noite.


Homem servindo o tradicional chá de menta, também conhecido como "uísque bereber".

"O conto da carta". Os vendedores fazem de tudo para que os turistas entrem em suas lojas. Esse disse que precisava de ajuda para escrever uma carta para agradecer um amigo espanhol que tinha lhe enviado remédios para sua mãe que estava doente. Tudo mentira... Na verdade ele queria mesmo é nos mostrar os tapetes e jóias que tinha para vendar, além de oferecer uma excursão para o deserto do Sahara.

Restaurante des Arts, não é a toa que leva este nome... porque as pessoas que trabalham lá são realmente uns artistas!!! Começamos pedindo o cardápio e olha o que o garçom nos trouxe... ele simplesmente arrancou a placa que estava na frente do restaurante e nos levou na mesa.


"O conto da pizza". Escolhemos então uma pizza. O garçom saiu do restaurante e depois de uns vinte minutos voltou com uma pizza que comprou na padaria ao lado... Comemos esta pizza e depois fomos para a padaria comer outra (e é claro que na padaria o preço estava mais em conta).

Um comentário: